AS BARRACAS

 

As Tendas – Detalhes Básicos

 

Texto e fotos, Alexandre de Almeida (biólogo)

 

 

 

 

 

 

Um bom modelo de tenda, deve ter uma lona de cobertura se estendendo até a base impermeável (piso) da barraca, bem próximo ao solo. Isso evita que a água da chuva escorra pela lona e atravesse pelas laterais da tenda.

 

Para acampar em locais de clima quente, como no litoral norte da Bahia, prefira tendas, cujas paredes sejam de tela ou filó (mosquiteiro), permitindo a circulação de ar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tenda com paredes laterais de filó (ou tela mosquiteira), posta ao sol, para secagem do fundo do piso, que estava em contato com o solo.

 

Em climas frios, vale a pena ter uma tenda com menos ventilação, o que mantém mais calor, contudo, se possível, sempre opte por uma tenda com saídas de ar quente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tenda para caminhadas (hiking), com saída de ar quente na lona de cobertura. Todos os tirantes da tenda devem estar sempre bem esticados, possibilitando o fluxo de ar entre a lona e as paredes, evitando também, a passagem de umidade pela lona para o interior, em caso de chuvas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Evite barracas cuja a lona de cobertura não proteja a até a base das paredes, a umidade irá penetrar pelas partes descobertas da tenda.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Não confie em tendas cuja lona é apenas uma pequena cobertura de nylon! Durante uma chuva razoável, vai entrar água e muita umidade pelas paredes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Utilize uma lona plástica embaixo da tenda, para evitar que o fundo se desgaste, que a umidade penetre e para dificultar furos no piso. Mas não deixe que o plástico de fundo se estenda para fora da lona da tenda, para que a água da chuva não seja direcionada para o piso da tenda, pelo plástico.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Se possível, utilize uma segunda cobertura para a tenda, para evitar problemas com chuvas, luz e calor. A lona extra deve exceder o tamanho da tenda e deve ser bem esticada, de forma que a água da chuva não atinja diretamente a tenda.

26.png
27.jpg
28.png
29.jpg
30.png
31.jpg
32.png